SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2El sufrimiento ético-político de los indígenas sateré-maué e hixcariana que migran desde sus aldeasSubjetivación política y mayor poder de acción: ¿quiénes son los usuarios del CRAS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

SEVERINO, Larissa Franco; PEREIRA, Eliane Regina  y  ZANELLA, Andréa Vieira. Práticas grupais com jovens promovendo bons encontros e saúde ético-política. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 857-873. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p857-873.

Este artigo buscou analisar, com base no conceito de sofrimento éticopolítico, cunhado por Sawaia, se e de que modo a prática grupal possibilitou o aumento da potência da força de existir de jovens e a promoção da saúde ético-política. O trabalho foi realizado com jovens que se inscreveram para atendimento psicológico em uma clínica-escola de uma universidade no interior do Estado de Minas Gerais. Em dez encontros foi possível perceber as afetações dos jovens em relação aos aspectos que permeiam suas vidas e como estes aumentam, diminuem, favorecem ou refratam suas potências de existir. Os resultados da pesquisa apontam que a prática grupal aumenta a potência de ação de jovens ao promover identificações, espaço de escuta e questionamentos. Além disso, configurou-se como espaço para os afetos e para a (res)significação das experiências, bem como para a constituição de relações que se estenderam para além daquele dos encontros.

Palabras clave : Jovens; Prática grupal; Sofrimento ético-político; Saúde ético-política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License