SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Political subjectivity and the increase of the power of action: who are the users of the social assistance reference center (CRAS)?Public policies and human rights for seniors in living together care services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

; TEIXEIRA, Luciana Barcellos  and  POSSA, Lisiane Böer. Experiência e (des)identificação no enfrentamento de desigualdades e preconceitos na percepção dos agentes comunitários de saúde. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 874-890. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p891-908.

Este artigo discute tematizações sobre o preconceito no discurso de trabalhadores da saúde que cursaram o Projeto Caminhos do Cuidado, identificando efeitos que colaboraram para a superação dessas relações quanto a usuários de álcool e outras drogas. Utilizamos metodologia qualitativa, com análise de conteúdo. A análise se baseou em dados provenientes de 78 rodas de conversa e 39 registros etnográficos, ocorridas nas 27 Unidades Federativas do Brasil. Os dados descrevem movimentos reflexivos dos trabalhadores que possibilitaram o enquadramento de relações identitárias para além de crivos morais e da essencialização dos sujeitos. Nossos resultados apontam a importância da experiência para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, por produzir processos de desidentificação necessários para a superação de preconceitos. Destaca-se a importância do agente comunitário de saúde como o profissional estratégico para o trabalho com a temática do preconceito nos territórios.

Keywords : Desigualdade; Preconceito; Atenção básica; Intervenção Psicossocial; Agentes comunitários de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License