SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Experiência e (des)identificação no enfrentamento de desigualdades e preconceitos na percepção dos agentes comunitários de saúdePráxis clínica:: a psicoterapia como movimento dialético ante a desigualdade sociossexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CATAO, Fátima Fernandes  e  ROCHA, Kátia Karolina Rodrigues. Políticas públicas e direitos humanos por idosos em serviço de convivência. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 909-923. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p909-923.

No contexto de desigualdade no cotidiano brasileiro, tem-se por objetivo neste estudo refletir sobre os significados dos direitos humanos e políticas públicas, elaborados por idosos que vivenciam essa realidade. Participaram deste estudo 31 idosos, entre 65 a 89 anos de idade, em atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI). Foram aplicados questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se da análise de conteúdo temática à luz do referencial da Psicologia sócio-histórica. Os significados de direitos humanos e políticas públicas configuraram-se entre "A responsabilidade é do governo e dos representantes", com 34,3% das falas; "Ausência de direitos que alcancem a todos", com 31,9% e "Conhecimento/desconhecimento de políticas públicas", com 33,8%. Concluiu-se que os idosos elaboram significados objetivados na necessidade de um olhar mais implicado da sociedade e das instituições para com o idoso, a humanização do vivido e o empoderamento na velhice.

Palavras-chave : Idosos; Direitos humanos; Políticas públicas; Desigualdade psicossocial; Psicologia sócio-histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License