SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Learning how to be a university student: time of constitution of the newcomer into higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FIM, Tamara Raquel  and  PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski. Internet e adolescência: uma intervenção com os adolescentes, pais e professores. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 942-959. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p942-959.

Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.

Keywords : Internet; Adolescência; Pais; Professores; Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License