SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Aprendizaje del oficio de estudiante universitario: tiempos de constitución de ingresantes en la enseñanza superiorEl proceso de escritura literaria y la co-emergencia de obra de arte y autor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

VORSATZ, Ingrid  y  MARTINS, Renata Dahwache. O poeta e o psicanalista: a inquietante estranheza do duplo. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 979-999. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p979-999.

Este artigo pretende apresentar uma articulação entre psicanálise e literatura, partindo da premissa de que ambas têm como fundamento o campo da palavra e da linguagem, guardadas as devidas especificidades de cada um desses campos. Partiremos das próprias indicações freudianas contidas em duas cartas de Freud endereçadas ao escritor e também médico vienense Arthur Schnitzler, seu contemporâneo, para problematizar aquilo que aproxima – bem como disjunta - o escritor-poeta (Dichter) do psicanalista. Ao nomear Schnitzler como o seu duplo (Doppelgänger), Freud assinala a estranha familiaridade entre os procedimentos psicanalítico e literário. A fim de situar a questão, faremos uma breve incursão sobre a noção germânica de Kultur, que caracteriza o solo comum entre Freud e Schnitzler. Contudo, Freud se distancia da perspectiva contida na ideia de cultivo de si (Bildung), integrante da Kultur, ao introduzir, no seio da civilização, um mal-estar irredutível.

Palabras clave : Psicanálise; Literatura; Cultura; Duplo.

        · resumen en Español | Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License