SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O poeta e o psicanalista: a inquietante estranheza do duploAvaliação da resiliência: uma revisão internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

KASTRUP, Virgínia  e  GURGEL, Veronica. O Processo de escrita literária e a coemergência da obra de arte e do autor. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1000-1020. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1000-1020.

A escrita e o processo de criação em Literatura têm sido objeto de investigação em diferentes campos do conhecimento, entre os quais destacam-se a crítica literária e os saberes psi, como a Psicanálise, a Psicologia cognitiva e a Psiquiatria. Nesses campos, abordagens de cunho biográfico e psicologizante foram, por vezes, predominantes. O objetivo deste artigo é analisar as críticas a tais abordagens e buscar alternativas à relação causal entre autor e obra. Com base em Barthes, Foucault e Chartier, procuramos evidenciar que a autoria não é natural, mas surgiu no século XVII, repercutindo nas análises literárias. A partir de Blanchot e Dewey, argumentamos que o escritor se deixa guiar pelo que percebe: é escritor e leitor, simultaneamente. Com Varela, Thompson e Rosch, concluímos que a obra e o autor são efeitos de um mecanismo de coemergência, sendo engendrados de um mesmo processo de criação literária.

Palavras-chave : Autor; Escrita literária; Coemergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License