SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação da resiliência: uma revisão internacionalA gênese da transferência freudiana: do modelo físico-químico-energético a uma leitura metapsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MACHADO, Susiane Elisabete  e  CALVETTI, Prisla Ücker. Instrumentos psicométricos para avaliação da empatia em crianças e adolescentes: revisão sistemática. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1044-1059. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1044-1059.

Os instrumentos psicológicos auxiliam o psicólogo no processo de avaliação, sendo ferramentas fundamentais para direcionar estratégias interventivas. Entre tantas medidas de avaliação com crianças e adolescentes, a empatia torna-se fundamental para o conhecimento, considerando a capacidade de se colocar em perspectiva em relação às emoções e comportamentos de outra pessoa. Este estudo trata de revisão sistemática, como objetivo de investigar, nas produções científicas das bases de dados BVS/Bireme, Medline e Scielo, instrumentos de avaliação da empatia em crianças e adolescentes. Foram 19 estudos, indicando que os instrumentos avaliados apresentam adequadas propriedades psicométricas para a avaliação da empatia em crianças e adolescentes. No Brasil, poucos estudos foram realizados, sendo que a maioria das pesquisas trata de medidas adaptadas do âmbito internacional.

Palavras-chave : Instrumentos psicométricos; Empatia; Crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License