SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Psychometric instruments for the evaluation of empathy in children and adolescents: a systematic reviewLacan's preliminary steps towards the names of the father author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

OLIVEIRA, Douglas Félix de; COUTO, Luís Flávio Silva  and  PIMENTA, Ricardo Luiz Alves. A gênese da transferência freudiana: do modelo físico-químico-energético a uma leitura metapsicológica . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1060-1079. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1060-1079.

O objetivo deste artigo é discorrer sobre pontos importantes da démarche de Freud na construção teórica da transferência. Busca-se, a partir do solo nativo de Freud, identificar a gênese do fenômeno da transferência, que, em seu horizonte clínico, tornou-se um de seus conceitos fundamentais. Para isso, recorreu-se à revisão bibliográfica para investigar a epistemologia do solo nativo de Freud, seus modelos bem como os referentes físico-químicoenergéticos. Tais modelos e referentes compuseram as bases do fundamento metodológico de Freud na construção da metapsicologia, que, por sua vez, tornou-se uma das referências para o entendimento do fenômeno da transferência. Este artigo pode contribuir com as pesquisas que envolvem a temática da transferência, pois sua gênese, seus modelos e os referentes aqui colocados estão localizados no solo nativo de Freud, indispensáveis à sua teorização.

Keywords : Psicanálise; Epistemologia nativa de Freud; Metapsicologia; Transferência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License