SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Instrumentos psicométricos para avaliação da empatia em crianças e adolescentes: revisão sistemáticaOs passos preliminares de Lacan em direção aos nomes do pai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

OLIVEIRA, Douglas Félix de; COUTO, Luís Flávio Silva  e  PIMENTA, Ricardo Luiz Alves. A gênese da transferência freudiana: do modelo físico-químico-energético a uma leitura metapsicológica . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1060-1079. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1060-1079.

O objetivo deste artigo é discorrer sobre pontos importantes da démarche de Freud na construção teórica da transferência. Busca-se, a partir do solo nativo de Freud, identificar a gênese do fenômeno da transferência, que, em seu horizonte clínico, tornou-se um de seus conceitos fundamentais. Para isso, recorreu-se à revisão bibliográfica para investigar a epistemologia do solo nativo de Freud, seus modelos bem como os referentes físico-químicoenergéticos. Tais modelos e referentes compuseram as bases do fundamento metodológico de Freud na construção da metapsicologia, que, por sua vez, tornou-se uma das referências para o entendimento do fenômeno da transferência. Este artigo pode contribuir com as pesquisas que envolvem a temática da transferência, pois sua gênese, seus modelos e os referentes aqui colocados estão localizados no solo nativo de Freud, indispensáveis à sua teorização.

Palavras-chave : Psicanálise; Epistemologia nativa de Freud; Metapsicologia; Transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License