SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Os passos preliminares de Lacan em direção aos nomes do paiPontuações acerca do amor na neurose e na psicose: ensinamentos de Camille Claudel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MACHADO, Lucienne de Almeida  e  ALMEIDA, Marcela Toledo França de. Quando chega a aurora: a relação mãe e filha sob a perspectiva da clínica psicanalítica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1098-1119. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1098-1119.

Este artigo é o efeito de um atendimento clínico psicanalítico realizado ao longo da disciplina de Estágio, no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentado como um relato de atendimento. O estudo será composto pela apresentação do caso e, posteriormente, serão feitos alguns apontamentos teóricos pela perspectiva da psicanálise freudiana e lacaniana. A escolha do nome fictício Aurora, nomeação definida para se referir à analisante atendida, é uma aproximação metafórica do nascer do dia ao nascimento do sujeito. O objetivo principal deste relato clínico é o de promover uma discussão que aponte para como o sujeito se vê às voltas com a ascensão a seu lugar de ser desejante. Mais especificamente, a discussão se atém à problemática mãe/filha relatada pela paciente durante o atendimento. Presa à teia dos significantes maternos, Aurora se demora a acontecer como sujeito desejante. Contudo, apesar de todos os desvios, e mesmo diante da impossibilidade de se apontar para um nascimento definitivo e pontual, ao longo do trabalho de escuta, conseguimos vislumbrar ao menos os primeiros raios de uma aurora.

Palavras-chave : Atendimento clínico; Psicanálise; Relação mãe e filha; Desejo; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License