SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Quando chega a aurora: a relação mãe e filha sob a perspectiva da clínica psicanalíticaIdeação suicida e tentativa de suicídio entre pessoas em tratamento psiquiátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FERRARI, Ilka Franco  e  MENDES, Astarute Maria. Pontuações acerca do amor na neurose e na psicose: ensinamentos de Camille Claudel. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1120-1134. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1120-1134.

O texto percorre o tema de parcerias amorosas, com base em ensinamentos da psicanálise freudiana e lacaniana, sem desconsiderar, portanto, que não há norma para a relação sexual e que, se há gozo autoerótico, o amor lhe faz oposição ao favorecer abertura para o Outro. Nesse percurso, elegeuse tecer considerações baseadas em certos modos de funcionamento de parcerias amorosas, na neurose e psicose. O foco na psicose é um pouco mais ampliado, na busca de afirmar que esses sujeitos têm a possibilidade de amor, diferentemente do que se pode pensar. Por isso, Camille Claudel é convocada à cena, na busca de ensinamentos sobre o amor morto, discordante com a vida, característico da psicose, vivenciado na parceria com August Rodin.

Palavras-chave : Amor; Psicanálise; Neurose; Psicose; Camille Claudel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License