SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Puntuaciones acerca del amor en la neurosis y en la psicosis: enseñanzas de Camille ClaudelFobia infantil: del trastorno psiquiátrico a la respuesta sintomática en el psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

BOTTI, Nadja Cristiane Lappann et al. Ideação suicida e tentativa de suicídio entre pessoas em tratamento psiquiátrico. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1135-1151. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1135-1151.

Este estudo investigou a relação entre ideação suicida, tentativa de suicídio e características psicossociais e psiquiátricas de pacientes com transtornos psiquiátricos. Realizado estudo quantitativo por meio da análise documental de prontuários de um centro de atenção psicossocial de uma cidade do interior do Sudeste do Brasil. Entre os 410 prontuários analisados, foi encontrado 24,4% com registro de ideação suicida e 22,9% com tentativa de suicídio. Entre os pacientes com ideação suicida e tentativa de suicídio, verifica-se que a maioria são homens, adultos, sem vínculo matrimonial, com baixa escolaridade, inatividade laboral e apresentam os transtornos do humor como diagnóstico principal e comorbidade psiquiátrica de maior frequência. Identificou-se associação de ideação suicida e tentativa de suicídio com comorbidade psiquiátrica e tentativa de suicídio com história de experiência traumática. Importante realizar avaliação do risco dos pacientes com história de comportamento suicida para melhor manejo e prevenção do suicídio.

Palabras clave : Transtornos mentais.; Serviços de saúde mental; Tentativa de suicídio; Ideação suicida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License