SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Ideação suicida e tentativa de suicídio entre pessoas em tratamento psiquiátricoCiclo de vida conjugal: momentos de estresse previsíveis e imprevisíveis ao longo do casamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Diana Lídia da; CAMILO CHAVES, Wilson  e  CALAZANS, Roberto. Fobia infantil: do transtorno psiquiátrico à resposta sintomática na psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1152-1170. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1152-1170.

Este artigo propõe uma discussão em torno da abordagem psicanalítica do sintoma fóbico em contraposição à forma como a fobia é abordada pela Psiquiatria, mais especificamente no DSM-V, e as implicações dessas abordagens para a clínica com crianças. Mesmo não tendo conduzido a análise de crianças, Freud lança as bases para tal prática, ao reconhecer que as experiências infantis geram angústia, inclusive neuroses. Em Psicanálise, privilegia-se a escuta do sujeito, ainda que em tenra idade, algo ilustrado com destreza pelo caso do Pequeno Hans. Por outro lado, a noção psiquiátrica de transtorno barra a participação do sujeito na elaboração daquilo que lhe é mais singular, seu sofrimento. Dessa forma, a discussão aqui proposta busca pensar as consequências, para a clínica com crianças, de se tratar a fobia como um transtorno do qual o sujeito precisa se ver livre, recusando o valor de verdade do sintoma.

Palavras-chave : Fobia infantil; Síntoma; Psicoanálisis; Trastorno de ansiedad.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License