SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Child phobia: from the psychiatric disorder to the symptomatic response in psychoanalysisHealth professionals' imaginary on mothers of babies available for adoption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MUSSUMECI, Aline Amaral  and  PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Ciclo de vida conjugal: momentos de estresse previsíveis e imprevisíveis ao longo do casamento . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1171-1193. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1171-1193.

O objetivo deste artigo é analisar o estresse e as estratégias de coping durante o ciclo de vida conjugal, trazendo trechos de entrevistas de uma pesquisa qualitativa com casais heterossexuais de famílias intactas (nucleares) da classe média do Rio de Janeiro e de Curitiba. A maneira como os cônjuges administram as situações de estresse, e diversas transformações relativas ao desenvolvimento do casamento, pode trazer consequências para o casal, durante o ciclo de vida. Realizamos entrevistas semiestruturadas, seguindo um roteiro e sendo gravadas em áudio. Após a transcrição, procedemos à análise de conteúdo. Concluímos que o momento inicial do casamento é o mais estressante e os outros períodos do ciclo de vida refletem o enfrentamento construído inicialmente, sendo a base para as formas de enfrentamento posteriores, vividas ao longo da trajetória conjugal.

Keywords : Ciclo de vida.; Estresse; Casamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License