SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Cycle of married life: moments of predictable and unpredictable stress throughout marriageSocial representation: its ontological status author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FERREIRA-TEIXEIRA, Marcela Casacio; VISINTIN, Carlos Del Negro  and  VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Imaginário de profissionais de saúde sobre mães de bebês disponíveis para serem adotados. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1194-1212. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1194-1212.

Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de profissionais de saúde sobre mães biológicas de bebês disponíveis para serem adotados, justificando-se na medida em que pode produzir conhecimento clinicamente relevante na área da Psicologia. Articula-se metodologicamente por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema em dez entrevistas individuais, registradas sob a forma de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do material permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: "mãe vítima" e "mãe desnaturada". O quadro indica a coexistência de imaginário conservador, baseado na condenação da mulher, com imaginário mais compreensivo e solidário, de reconhecimento das adversidades enfrentadas por pessoas que vivem em situações de precariedade social que dificultam o cuidado dos filhos. Quando comparados com outras pesquisas, os resultados encontrados podem ser pensados como indícios de que uma mudança no imaginário dos profissionais se encontra em curso.

Keywords : Separação mãe-bebê; Abandono infantil; Adoção; Imaginário coletivo; Profissionais da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License