SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Políticas públicas para el autismo en Brasil, desde la perspectiva del Psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

BARROSO, Suzana Faleiro. O autismo para a psicanálise: da concepção clássica à contemporânea. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1231-1247. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1231-1247.

O artigo aborda a diversidade do campo de saber do autismo em diferentes épocas e discute as bases epistemológicas que norteiam as noções de espectro e de estrutura autística, provenientes do discurso da ciência e da psicanálise de orientação lacaniana, respectivamente. Situa o percurso histórico da noção de autismo desde sua fundação no campo da psicopatologia clássica e sua evolução segundo uma abordagem psicodinâmica, junto aos analistas pós-freudianos. Identifica o autismo nas diferentes versões do DSM, no qual ele é reduzido a um déficit do neurodesenvolvimento. Examina a hipótese do autismo como estrutura clínica e discute alguns aspectos da sua distinção com relação à psicose. Demonstra o compromisso da pesquisa e da aplicação da psicanálise ao autismo, desde os anos cinquenta do século XX, enfatizando seus aspectos teóricos, éticos e clínicos.

Palabras clave : Autismo; Psicopatologia; Classificações diagnósticas; Espectro; Estrutura clínica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License