SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O desejo da mãe a partir do diagnóstico de autismoO que podemos aprender com os autistas: a experiência clínica de uma professora do ensino fundamental e um aluno autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Edivaldo Procópio da. A constituição do corpo do autista: do desamparo à invenção . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 1301-1315. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1301-1315.

Este artigo busca a apreensão dos processos envolvidos na constituição do corpo do autista, para o qual não há o Outro de referência. À luz do testemunho de Daniel Tammet, escritor britânico e autista, será possível elucidar o lugar dos objetos para os autistas e como o interesse da pessoa autista pelo objeto fora do corpo permite a construção de sua borda, atuando como recurso protetor contra perturbações corporais, angústias e isolamento. Assim, o investimento nos objetos externos resulta na redução da incidência no corpo do gozo não interligado, abrindo possibilidade para o campo do Outro. Os objetivos pretendidos são examinar o conceito de corpo na psicanálise com relação ao autismo, investigar a constituição do corpo do autista com base na teoria psicanalítica e, por fim, identificar os efeitos, no corpo, do interesse pelos objetos autísticos.

Palavras-chave : Autismo; Corpo; Objeto autístico; Psicanálise lacaniana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License