SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Métodos de revisión bibliográfica en los estudios científicosAdolescencia, delitos menores y medidas educativas a la luz del psicoanálisis: un estudio de revisión sistemática de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres; ROSSI, Jaqueline da Cruz  y  SA, Gisele Silva. Habilidades sociais e saúde mental: um estudo bibliométrico da produção brasileira. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 103-126. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p101-124.

Um repertório elaborado de habilidades sociais (HS) favorece as relações interpessoais de pacientes psiquiátricos, prevenindo recaídas e reinternações. Por outro lado, o déficit em HS pode constituir sintomas, efeito ou fator de risco para o desenvolvimento de quadro psicopatológico. Este estudo realiza uma análise bibliométrica da produção acadêmica brasileira que relaciona habilidades sociais e saúde mental. Após a análise de 66 estudos, indica-se que a maioria foi publicada em forma de artigos científicos de dupla autoria, com concentração da produção entre os anos de 2009 e 2014, decorrente de pesquisas realizadas em instituições públicas localizadas no eixo Sul/Sudeste do Brasil. Percebe-se, ainda, maior frequência de estudos de correlação entre HS e sintomas de transtornos psiquiátricos, com amostra universitária e grupos clínicos e com o uso do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) Del Prette.

Palabras clave : Habilidades sociais; Saúde mental; Estudo bibliométrico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License