SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Habilidades sociais e saúde mental: um estudo bibliométrico da produção brasileiraAtendimento hospitalar ao sujeito em sofrimento mental, em casos de tentativa de suicídio: caminhos e descaminhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

 e  TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Adolescência, ato infracional e medidas socioeducativas à luz da psicanálise: um estudo de revisão sistemática de literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 127-149. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p125-146.

Este estudo buscou compreender questões relacionadas à adolescência, ato infracional e medidas socioeducativas, tendo a psicanálise como orientação teórica. Para isso, realizou-se pesquisa em revistas indexadas nas bases de dados Pepsic, Scielo, Redalyc, Doaj e Lilacs, publicadas nacionalmente, no período de 2009 a 2014. Selecionou-se, inicialmente, 310 artigos que contivessem como descritores: adolescência, medidas socioeducativas, ato infracional e psicanálise. Destes, foram escolhidos 30 artigos após os critérios de exclusão. Os resultados categorizados pelas ênfases mostraram que o fenômeno dos adolescentes envolvidos em atos infracionais é complexo devido à sua multicausalidade e exige aprofundamento sobre adolescência, relações familiares, nuances do mundo contemporâneo e o acesso aos bens e ao consumo, também a saída do adolescente pelo ato infracional. A clínica psicanalítica, ao oferecer ao sujeito um espaço de escuta, colabora para a construção de novas formas de existência que não sejam pela via da transgressão à ordem social.

Palavras-chave : Psicanálise; Adolescência; Ato infracional; Revisão sistemática de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License