SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Atendimento hospitalar ao sujeito em sofrimento mental, em casos de tentativa de suicídio: caminhos e descaminhosO enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito da estratégia de saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAFFEI, Bruna; MARCOS, Cristiane Barros  e  PALUDO, Simone dos Santos. Motivações e expectativas de mulheres em situação de violência no momento da denúncia em uma delegacia especializada em atendimento à mulher. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 165-186. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p161-180.

O estudo busca compreender os motivos que levam as mulheres em situação de violência a buscar ajuda em uma Delegacia de Polícia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e suas expectativas após a denúncia. A coleta de dados foi realizada durante o plantão psicológico na DEAM, em uma cidade no Sul do Brasil, por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados de 24 acolhimentos a mulheres com idade entre 19 e 84 anos (M = 36,86; dp = 15,90) foram submetidos à análise qualitativa. O excompanheiro foi o principal agressor; e a violência psicológica e física, os principais motivos para as mulheres procurarem a delegacia. Todas buscaram a polícia na expectativa de resolutividade do serviço jurídico, principalmente com medidas de segurança. O estudo evidencia a necessidade do fortalecimento da rede de atenção social, de saúde e de justiça, auxiliando na revelação da violência e no desenvolvimento de novas perspectivas futuras após o ocorrido.

Palavras-chave : Violência contra as mulheres; Denúncia; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License