SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Motivations and expectations of women in situations of violence when filing a complaint at a police station specialized in assistance to womenImagination and narrative identity in the process of a teacher la author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

DIAS, Emerson Piantino  and  MOREIRA, Maria Ignez Costa. O enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito da estratégia de saúde da família. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 187-207. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p181-200.

Este artigo teve como objetivo identificar aš§es de enfrentamento da violrncia contra as mulheres pela EstratÚgia de Sa?de da FamÝlia (ESF). Foi realizada uma revisNo integrativa dos artigos publicados entre 2011 e 2016, encontrados nas seguintes bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Cirncias da Sa?de (Lilacs), Base de Dados em Enfermagem (Bdenf), Index Psicologia - Peri?dicos tÚcnico-cientÝficos e Rede Pan-Americana de InformašNo e DocumentašNo em Engenharia Sanitßria e Cirncias do Ambiente (Repidisca). Foram encontrados 29 artigos, dos quais 13 foram selecionados para anßlise segundo as categorias: "o trabalho em rede com mulheres em situašNo de violrncia" e "limites e necessidades profissionais para o enfrentamento da violrncia de grnero". A revisNo mostra lacunas na formašNo dos profissionais de sa?de para o diagn?stico e intervenšNo nos casos de violrncia de grnero, e desarticulašNo entre a rede de protešNo social e das equipes de sa?de da famÝlia no atendimento das mulheres vÝtimas de violrncia.

Keywords : EstratÚgia Sa?de da FamÝlia; Grnero e sa?de; Violrncia contra a mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License