SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1La devastación materna y sus repercusiones en las relaciones amorosas¿Sería la teoría de la subjetividad una rama de la psicología histórico-cultural? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

AMORIM, Patrícia Mafra de  y  BELO, Fábio Roberto Rodrigues. A monogamia em Karen Horney: considerações acerca das construções psicanalíticas sobre feminilidade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 246-268. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p239-260.

Este trabalho se propõe a investigar as contribuições da psicanalista Karen Horney para a compreensão dos relacionamentos amorosos. A autora nos pareceu uma boa representante do que Laplanche sinaliza como recalques presentes na teoria psicanalítica. Investigamos o desenrolar da psicologia do amor de Horney, com base na metodologia laplancheana de análise de textos psicanalíticos, buscando apontar seus méritos e deméritos na construção de uma teoria psicanalítica que é comprometida com as consequências políticas de suas elaborações. A monogamia, instituição hegemônica e que tende a ser interpretada como natural em nossa sociedade ocidental, parece-nos o campo ideal para a discussão proposta pela autora sobre o lugar designado às mulheres. Traçaremos, portanto, um raio vetor sobre o tema, observando as diferentes formas pelas quais se repete na obra da autora. Colocando em questão a forma como são constituídos os relacionamentos amorosos, fazse necessária a abordagem das questões identificatórias e de gênero que os perpassam.

Palabras clave : Karen Horney; Monogamia; Recalque; Gênero; Sexual; Self.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License