SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Mulheres e mariscagem: invenções de si no (in)mundo mangueResistência e criação: micropolítica das violências e subjetivação do medo no contexto da ciência e da democracia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BAPTISTA, Luis Antonio dos Santos; CANDIDO, Mario Cesar Carvalho de Moura  e  AVILA, Raphael Ferreira de. A cidade do anônimo: experimentações éticas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 346-364. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p336-353.

Deseja-se, nesta escrita, pensar o poder da máscara e do anonimato como formas de experimentação ética e política. Para tanto, é preciso se permitir contagiar pela intensidade dos paradoxos das lutas sociais que hoje habitam as ruas da cidade contemporânea. Ensaia-se, neste artigo, a tentativa de fazer do anônimo uma ferramenta conceitual que forneça o oxigênio necessário para continuarmos atentos às barbáries da atualidade, distanciando-nos da dinâmica de uma subjetividade privatizada, assim como das amarras de um coletivo identitário. Os autores consultados no texto formulam a hipótese na qual o anônimo seria uma modalidade de resistência. Qual resistência? Qual seria a aposta ética presente no anonimato? Esses exercícios e experimentações apontam para conclusões abertas que visam a ampliar e tornar mais complexa a capilaridade da violência de Estado, assim como as inesgotáveis formas de combatê-la.

Palavras-chave : Cidade; Anonimato; Ética.

        · resumo em Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License