SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Resistencia a la búsqueda para resistir: sostenibilidad afectiva en la universidadLa letra y la vida: desajustes entre la vida cotidiana y la burocracia en las políticas para la población sin hogar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Pesquisar/intervir na educação básica: o grupo como resistência. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 452-470. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p441-459.

Este artigo coloca em discussão a potência do dispositivo grupal na produção de dados da pesquisa "Educação básica e família: reproduções e invenções no programa Escola Integrada de Belo Horizonte (PEI)", que busca conhecer as relações estabelecidas pelos coordenadores e alunos em formação docente nas oficinas. Trata-se de um programa de formação docente implantado e mantido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com base na ampliação da jornada escolar, com estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento. Este estudo tem a pesquisa-intervenção como metodologia e as ideias de Deleuze e Guattari como marco teórico, em diálogo com as ideias de Bourdieu. Com base nas discussões do território escolar, no que se refere à relação com a família e à violência, o grupo aparece aqui como resistência, como um dispositivo que favorece a emergência do coletivo na criação de processos de subjetivação inventivos.

Palabras clave : Educação básica; Dispositivo grupal; Intervenção psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License