SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Leucemia na infância e adolescência: repercussões psicossociais nos irmãos sadios, sob a ótica das mãesO processo psicoterapêutico psicodinâmico de um menino com sintomas internalizantes: uma análise com base no Child Psychotherapy Q-Set índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NODARI, Manoela Pagotto Martins  e  ROSA, Edinete Maria. Grupos de lazer como contextos de desenvolvimento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 680-698. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p680-698.

Este estudo investigou as influências da participação em grupos de lazer no desenvolvimento de jovens de classes populares. Utilizou como aporte teórico a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, com foco nos processos proximais estabelecidos dentro do grupo e em relação à família e amigos. Participaram da pesquisa 21 jovens, sendo 12 meninas e 9 meninos, com idades de 15 a 19 anos, estudantes de ensino médio em uma escola da rede pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e organizados em categorias, baseadas no modelo PPCT. Como resultados principais, nota-se que as interações estabelecidas pelos jovens dentro dos grupos promovem mudanças positivas em suas características pessoais e realçam suas percepções em relação a uma melhoria das interações nos contextos família e amigos. Conclui-se que o grupo tem se constituído como elemento positivo na vida desses jovens e como recurso favorecedor para seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Juventude; Grupos de lazer; Teoria bioecológica; Desenvolvimento; Classe popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License