SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Estrutura das representações sociais sobre "bebê" e "objetos de bebê"Educador suficientemente bom: uma releitura winnicottiana dos indicadores do IRDI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NASCIMENTO, Gustavo Chiesa Gouveia; OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira  e  SOARES, Ricardo Henrique. Psicopatologia dos objetos transicionais: o olhar de Winnicott para a clínica das adicções. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 901-920. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n3p901-920.

Este trabalho tem por objeto as contribuições de Donald W. Winnicott acerca do fenômeno das toxicomanias, com o objetivo de apontar os desafios dessa clínica em nossas instituições de saúde. É apresentada uma síntese construída com base no trabalho do autor Décio Gurfinkel acerca do estatuto psicopatológico das adicções, numa perspectiva psicanalítica, para, posteriormente, pensá-lo à luz dos conceitos do processo de maturação de Winnicott. Ao fim, são empregados os conceitos apresentados para problematizar o campo das práticas clínicas. O fenômeno da toxicomania é apontado como extravio dos fenômenos transicionais ante a falha da sustentação ambiental para as experiências de ilusão primária, colocando o foco do trabalho clínico junto a esses usuários na sustentação da própria relação de cuidado, espaço potencial fértil para o sonhar e o simbolismo que se encontram alienados do sujeito adicto. Coloca-se como desafio para as instituições o aspecto tóxico que podem ganhar essas relações.

Palavras-chave : Psicanálise; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License