SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Educador suficientemente bom: uma releitura winnicottiana dos indicadores do IRDIEfeitos do apagamento da exceção na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

VECHI, Luís Gustavo. Unus mundus e visão de mundo na psicologia analítica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 941-958. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n3p941-958.

Este artigo caracteriza a visão de mundo da Psicologia junguiana com base no conceito de unus mundus. A amostra com textos de Jung, de comentadores dele e de autores da Física Quântica foi analisada mediante a hermenêutica junguiana. Os resultados foram organizados por meio das seguintes categorias de análise: "o plano invisível subjacente ao nível empírico da realidade como totalidade e unidade", "o plano invisível como fonte de criação e de movimento", "o plano invisível como marcado pela não localidade" e "a psique e o plano invisível". A conclusão apontou para uma visão de mundo em que a realidade empírica é fundamentada em uma ordem implicada/invisível a qual é considerada fonte de criação, de movimento, de unidade, de conexão não causal e não condicionada pelo tempo e espaço. O arquétipo é considerado "ponte" entre a psique e essa ordem invisível, e a sincronicidade, evidência dessa conexão.

Palavras-chave : Psicologia analítica; Visão de mundo.; Arquétipo; Sincronicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License