SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Psicología social comunitaria y teatro del oprimido: caminos de una praxis transformadoraPandemia y derechos humanos: reflexiones sobre (ab)usos de la metáfora de la guerra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

SICARI, Aline Amaral  y  ZANELLA, Andrea Vieira. Movimento nacional de população de rua: a complexa luta por direitos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 1058-1079. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n3p1058-1079.

A pesquisa objetivou investigar as tensões e paradoxos que caracterizam a luta do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR). Foi foco da pesquisa uma unidade do movimento, de uma cidade de médio porte do Sul do Brasil. O material analisado foi produzido com base na participação em reuniões do MNPR e em conversas formais e informais com 25 pessoas em situação de rua e, ou, trajetória de rua. A análise dialógica do discurso foi a escolha metodológica para a pesquisa. Foram identificados cinco paradoxos: 1) a condição de incômodo e, ao mesmo tempo, de reconhecimento da importância do lugar ocupado pela liderança do movimento; 2) a tensão entre estar nas ruas e estar nos espaços institucionalizados de luta; 3) a contradição entre projetos de vida singulares e a necessidade de luta por mudanças para todos, todas; 4) a tensão visibilidade e invisibilidade das pessoas em situação de rua; 5) a contradição entre viver nas ruas e poder/ querer sair dessa condição, com o risco de não ser mais reconhecido(a) pelos pares e participar de sua luta. Apesar dos paradoxos, a pesquisa destaca a importância do MNPR na luta por direitos sociais, políticos e humanos em favor da população em situação de rua.

Palabras clave : Pessoas em situação de rua; Movimento Nacional de População de Rua; Movimento social.; Direito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License