SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Violência doméstica contra mulheres: um olhar pela via dos afetosInvestigando as violências sofridas por mulheres lésbicas universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

COSTA, Vanessa Fontana da  e  SANTOS, Samara Silva dos. Trago junto comigo: consequências da violência sexual. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 21-38. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p21-38.

Este artigo, realizado por meio de um estudo de caso explanatório, teve como objetivo compreender as consequências da violência sexual. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas mulheres, sendo uma que vivenciou violência sexual e outra que atua como profissional nos atendimentos a esta questão. Os dados foram analisados qualitativamente, por meio da técnica de análise de conteúdo temática, resultando em duas categorias nomeadas de: "A violência refletida: as consequências da VS" e "Redes de apoio: a busca por suporte e o acolhimento a quem sofreu VS". Os impactos da violência sexual são globais na vida de quem sofre este tipo de violência, atingindo todos os contextos, de forma direta ou indireta. Faz-se necessária a discussão sobre a violência sexual, de modo livre, sem tabus, incentivando a problematização das questões de gênero envolvidas.

Palavras-chave : Violência sexual; Consequências; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License