SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Cartografia de uma escuta clínica do trabalho em uma instituição judiciária federalAtendimentos em saúde na perspectiva de transexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Juliana Catarine Barbosa da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. Discursos sobre o risco no contexto da gestão de emergências e desastres. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 145-164. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p145-164.

Este artigo tem como objetivo compreender e discutir os conceitos de risco produzidos no contexto do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Esse sistema é a instituição brasileira que concentra maior parte das intervenções sobre riscos no contexto das emergências e desastres. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa, fundamentada pelas perspectivas de discurso desenvolvidas por Foucault e pela Psicologia Discursiva. Foram realizadas 36 entrevistas. semiestruturadas, sendo 21 com trabalhadores e trabalhadoras, e 15 com usuários e usuárias. Chamou-nos a atenção que o conjunto de termos encontrados coloca o risco como algo socialmente negativo, que pode provocar danos. Observou-se, além disso, que, no Sinpdec, o risco é fortemente associado aos fenômenos da natureza, fator que limita, no interior do sistema, a problematização das questões políticas e sociais que envolvem a temática. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação de sentidos sobre o risco que circunscrevem o contexto estudado.

Palavras-chave : Risco; Defesa civil; Produções discursivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License