SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Discursos sobre o risco no contexto da gestão de emergências e desastresIsolamento social e sofrimento emocional de mulheres durante a pandemia de covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

 e  DE TILIO, Rafael. Atendimentos em saúde na perspectiva de transexuais. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 165-184. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p165-184.

Este artigo teve como objetivo compreender como transexuais significam os atendimentos em saúde, em um hospital público, na microrregião do Triângulo Mineiro. Nove transexuais foram entrevistados, e os conteúdos foram organizados em quatro categorias para análise temática (concepções sobre transexualidade; informações; percepções sobre atenção à saúde; concepções sobre direitos e preconceitos). Os principais resultados apontaram para: a compreensão da transexualidade como experiência identitária discordante com o corpo biológico; a busca por modificações corporais; as insuficiências e ausências de informações e organização para acesso, adesão e permanência naquele serviço de saúde; respeito ao nome social, apesar de pontuais discriminações por parte de alguns profissionais de saúde. A não consolidação das políticas de atenção básica de saúde (especialmente da integralidade) pode afastar e dificultar essa população de um direito que lhe é garantido, porém nem sempre observado.

Palavras-chave : Atendimento em saúde; Transexualidade; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License