SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Social isolation and emotional distress in women during the covid-19 pandemicChildren’s emotional understanding: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BUENO, Gabriel; BRANCO, Letícia de Cisne; SILVA, Amanda Ferreira da  and  POLIDO, Simone do Prado. Psicologia social comunitária na escola: um projeto de extensão mediado por oficinas estéticas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 205-223. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p205-223.

Este trabalho articula possíveis aproximações entre a Psicologia Social Comunitária e o espaço escolar, a partir da experiência obtida em um projeto de extensão realizado em uma escola pública de Florianópolis. Por meio de embasamentos teóricos da Psicologia Social Crítica e da Psicologia Social Comunitária, o projeto desenvolveu atividades com crianças do 4º ano do ensino fundamental. Com base nos pressupostos teóricos e ancorados por aspectos éticos e políticos, visamos a problematizar a demanda trazida pela escola no que tange à necessidade de trabalhar com os chamados "alunos-problema" e, consequentemente, com a "turma-problema". Demonstramos como foi possível promover um movimento para desconstruir estereótipos, promover (res)significações e afrouxar as amarras do controle e da disciplina, utilizando como ferramentas o Teatro do Oprimido, oficinas estéticas e elementos lúdicos da história infantil. Por fim, o texto problematiza o papel da Psicologia nas dinâmicas das relações de poder no contexto escolar.

Keywords : Psicologia Social Comunitária; Escola; Oficinas estéticas; Teatro do Oprimido; Relato de experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License