SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Comunicação a distância na psicanálise, ontem e hoje: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NAUJORKS, Carlos José. Teorias da identidade e correspondência identitária. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 265-284. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p265-284.

Este trabalho apresenta as diversas teorias sobre identidade que contribuem para a construção do conceito de correspondência identitária. Correspondência identitária é um conceito que pretende abarcar os processos de alinhamento e congruência entre os referentes identitários das dimensões pessoal, social e coletiva de identidade individual. A psicanálise, o cognitivismo social, o interacionismo simbólico e os estudos culturais são as diferentes matrizes teóricas que subsidiam sua a elaboração. Aspectos específicos do fenômeno identitário são abordados por teorias específicas. O conceito de correspondência identitária propõe uma abordagem que relacione diferentes perspectivas teóricas presentes no campo. São apresentados, neste trabalho, as possíveis contribuições dessas teorias e os limites de sua apropriação para a elaboração do conceito de correspondência identitária.

Palavras-chave : Identidade; Correspondência identitária; Alinhamento identitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License