SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Psicoterapia analítica de grupo hojeUm dia de sessão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FIGUEIREDO, Maria Silvia Lopes. Transtornos ansiosos e transtornos depressivos: aspectos diagnósticos. Rev. SPAGESP [online]. 2000, vol.1, n.1, pp. 89-97. ISSN 1677-2970.

O tratamento adequado para pacientes com transtornos de ansiedade e transtornos depressivos se inicia com um diagnóstico cuidadoso. É importante que se possa detectar os sintomas apresentados, integrando-os com seu significado dentro de um momento específico da vida do paciente que procura o atendimento. A primeira avaliação implica em decidir se os sintomas depressivos ou de ansiedade detectados constituem um transtorno ou apenas sinais de uma etapa evolutiva. Caso sua intensidade, freqüência e prejuízo funcional caracterizem realmente um transtorno, então é necessário identificá-lo, de forma a se poder planejar a intervenção mais adequada. As classificações diagnósticos atualmente em uso são a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da saúde (CID - 10) de 1992 e o Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV ), de 1994. Nelas, os transtornos são definidos a partir de critérios operacionais, baseados na apresentação clínica. Poderiam ser utilizados como ponto de partida para um diagnóstico acurado, por oferecerem categorizações objetivas, cabendo ao profissional de saúde mental prosseguir em sua investigação de todos os aspectos envolvidos na gênese e manutenção do quadro e realizar a integração com os aspectos subjetivos, históricos, estruturais e contextuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português