SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2A instituição vista como um grande grupo em progresso: o trabalho com múltiplos grupos no hospital dia da FMRP-USP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio dos. “Você tem fome de que?”: Grupoterapia nos transtornos alimentares. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 37-48. ISSN 1677-2970.

A grupoterapia tem sido largamente utilizada como um recurso terapêutico eficaz no tratamento da obesidade. O presente trabalho se propõe a descrever alguns fenômenos que emergem no contexto de uma psicoterapia de grupo de tempo limitado. Foram selecionados pacientes que mostravam motivação para se engajarem em uma nova perspectiva de compreensão dos fatores intra e interpessoais que estão na gênese do fenômeno da obesidade e que influenciam a aderência ao tratamento. A análise do material clínico apresentado, com base no enquadre teórico psicanalítico, evidencia o valor terapêutico do autoconhecimento proporcionado pelo insight que advém da experiência emocional compartilhada. Os achados dão consistência teórica à hipótese de que a psicoterapia de grupo pode favorecer uma reorganização do mundo afetivo e relacional do paciente.

Keywords : Psicoterapia de grupo; Transtornos alimentares; Obesidade mórbida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese