SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2“Você tem fome de que?”: Grupoterapia nos transtornos alimentaresProcessos inconscientes no grupo de reflexão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CONTEL, José Onildo Betioli. A instituição vista como um grande grupo em progresso: o trabalho com múltiplos grupos no hospital dia da FMRP-USP. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 49-56. ISSN 1677-2970.

O trabalho com múltiplos grupos em um hospital dia universitário é qualificado e quantificado através do número de grupos que são processados em uma semana típica de terapia para pacientes e ensino para residentes e estagiários, de segunda a sexta-feira. Os resultados mostram que 15,2% dos grupos são dedicados à gerência da instituição, 37% para o ensino de médicos residentes e estagiários de psicologia, terapia ocupacional e serviço social e, 47,8% para o tratamento dos pacientes. Conclui-se que a sobrevivência da prática grupal neste HD dependeu tanto da missão institucional como de técnicos qualificados para instalá-los e mantê-los úteis para a gerência, ensino e assistência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese