SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2A instituição vista como um grande grupo em progresso: o trabalho com múltiplos grupos no hospital dia da FMRP-USPPerspectivas para formação de grupoterapeutas na saúde e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

D'AMORE, Luzia Chamosa Rivas  and  OLIVEIRA JUNIOR, Jair Franklin. Processos inconscientes no grupo de reflexão. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 59-67. ISSN 1677-2970.

Os autores estudam os processos inconscientes que ocorrem nos grupos de reflexão. Os grupos observados são de alunos em formação na Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo de Campinas. O curso tem em sua grade curricular a disciplina “Grupo de Reflexão”, no primeiro e no segundo anos de seu curso de três anos de duração. A aplicação do grupo de reflexão tem se mostrado de grande valia para discutir as dificuldades de comunicação, evitar ou elaborar crises na relação professor/aluno e alunos/instituição e facilitar a emergência das capacidades de cada um e do grupo como um todo na realização de tarefas. O objetivo da disciplina também é o treinamento prático e vivenciado, a partir do momento em que o aluno observa o professor-coordenador no grupo de reflexão e a emergência de conflitos no grupo institucional. A metodologia utilizada vai de encontro aos interesses e necessidades do profissional de saúde que constantemente depara-se em suas instituições com situações nas quais questões emocionais grupais estão presentes e, a partir do vivenciado no grupo de reflexão, poderá entender os conflitos institucionais e relacionar-se com o paciente de forma mais humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese