SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Processos inconscientes no grupo de reflexãoDificuldades e facilidades na psicoterapia de grupo com crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

FERNANDES, Waldemar José. Perspectivas para formação de grupoterapeutas na saúde e educação. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 69-77. ISSN 1677-2970.

O autor se propõe a falar sobre a formação de grupoterapeutas em duas áreas que se entrelaçam: Saúde e Educação, lembrando que o aprendizado é terapêutico e que as psicoterapias proporcionam grande aprendizado. Três aspectos principais são focalizados nessa formação: os Grupos Terapêuticos, os Grupos de Supervisão e os Grupos de Reflexão - principalmente falando da experiência pessoal do autor. Quanto ao grupo terapêutico, considera que é melhor iniciar o processo analítico grupal o quanto antes, e não ter pressa de interrompê-lo. A Supervisão deve ocorrer em clima emocional de educação / aprendizagem. O supervisor habitualmente é idealizado, e nele são projetadas expectativas importantes, que justifiquem sua escolha, tal como no processo analítico. Será um modelo para identificação dos supervisionandos. O Grupo de Reflexão, dispositivo que permite uma importante vivência grupal, pode dar aos alunos compreensão desse grupo de grupos, tão particular, que é uma instituição, permitindo-lhes averiguar em que medida sentem-se pertencentes e determinantes das características institucionais nesse momento. Concluindo, é mostrado que atrás de um principiante em grupos há um terapeuta em potencial, um profissional desabrochando e que necessita de reconhecimento acerca de seu potencial e de suas realizações, o que se espera possa acontecer: no grupo de supervisão, no grupo terapêutico, no Grupo de Reflexão e nas aulas teóricas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese