SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Perspectivas para formação de grupoterapeutas na saúde e educaçãoPsicoterapia de grupo para mulheres dependentes: lições de 4 anos de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERNANDES, Beatriz S.. Dificuldades e facilidades na psicoterapia de grupo com crianças. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 81-87. ISSN 1677-2970.

Embora os avanços tecnológicos da indústria farmacêutica vêm contribuindo para o controle da doença mental, toda a parte emocional do ser humano só pode ser abordada através da psicologia. Assim a autora inicia seu trabalho, partindo para discriminar os elementos facilitadores e dificultadores no processo grupoterápico infantil. Dificultadores: a) nem sempre receberemos pacientes dentro da faixa ideal de idade para o nosso grupo; b) às vezes o diagnóstico não permite indicação para grupo; c) os grupos podem estar já formados; d) os grupos, neste momento, têm vaga mas a dinâmica grupal não permite novas entradas. Tais dificuldades devem ser contornadas e assimiladas pelo terapeuta para que o grupo possa ser montado e mantido. Facilitadores: a) o grupo terapêutico como escolha para o atendimento desta faixa etária é uma técnica de muito sucesso; b) é multipessoal; c) adota a regra natural de seus participantes: crianças sempre estão em grupos. A autora conclui que os pacientes dessa faixa etária não são mais crianças e ainda não são adolescentes, são seres humanos ainda em crescimento, carentes, necessitando de uma Ancoragem para edificarem suas identidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português