SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Dificuldades e facilidades na psicoterapia de grupo com criançasReflexiones teórico-técnicas acerca del trabajo con mujeres indígenas en sus lugares de orígen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BRASILIANO, Silvia. Psicoterapia de grupo para mulheres dependentes: lições de 4 anos de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 89-99. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência de grupo de psicoterapia com mulheres dependentes de álcool e drogas desenvolvida nos últimos quatro anos no Programa de Atenção à Mulher Dependente Química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Destacam-se as principais diferenças entre estes grupos e os grupos de psicoterapia mistos, levantando-se algumas hipóteses teóricas, bem como formas de manejo. Assim, discutem-se as questões da maior aderência ao grupo, a dificuldade em pedir alta, a transferência com terapeutas mulheres e a forma de participação das pacientes no grupo. Para concluir é sugerida a discussão do conceito da feminilidade, entendido como o reconhecimento de limites e fragilidades, ou seja, da incompletude do ser humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese