SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Reflexiones teórico-técnicas acerca del trabajo con mujeres indígenas en sus lugares de orígenA festa em família: (a busca do religari dos vínculos) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PAGES, Catalina  e  LIMA, Tereza Maria Salles da Costa. Oficina de criatividade: o mundo além das palavras. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp. 111-119. ISSN 1677-2970.

Assim como o grupo não é a soma das partes, assim também as palavras vão muito além das palavras. Daí o nome da oficina: “o mundo além das palavras” Nesse trabalho, as autoras mostram como ao ler uma poesia 3 repetidas vezes, as palavras vão se transformando em sons, ritmos e melodias. O que parecia de início um blábláblá, vai ganhando a força da reza, a força do mantra. Nesse estado, a repetição engendra o diferente. Ao lermos a poesia em dupla, homem - mulher, os personagens encarnaram a poesia, caracterizando o momento estético, propiciando a descoberta do eu no outro. Um outro aspecto relevante dentro do grupo foi a metáfora do anjo, transcendendo as categorias masculino versus feminino, engendrando assim, a obra de arte. Isto significa um retorno aos tempos primevos, ao tempo cósmico, ao encontro com o “self” 4, o momento em que fim e começo se tocam, possibilitando infinitas reverberações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português