SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Transubjetividade - sociedade atual: a importância das redes de apoioPerto da dor do outro, cortejando a própria insanidade: o profissional de saúde e a morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Primeiras reflexões acerca da psicoterapia de grupo infantil e as vivências da gravidez da terapeuta. Rev. SPAGESP [online]. 2003, vol.4, n.4, pp. 37-42. ISSN 1677-2970.

A gravidez constitui uma vivência peculiar para as psicoterapeutas e seus pacientes porque incide em fatores concretos e psíquicos na dinâmica da relação terapeuta-paciente. A mudança física da terapeuta com o crescimento da barriga a cada mês, as curiosidades dos pacientes sobre o sexo e o nome do bebê; o bebê como um novo elemento a fazer parte da sessão e que obriga de certa forma o paciente a dividir seu espaço com ele. A gravidez remete o tempo todo o terapeuta e o paciente às fantasias primitivas de sua própria origem, de sua primeira infância; sendo mais uma maneira de acessar o inconsciente e seus desejos. Este artigo consiste em algumas reflexões sobre a experiência de atuar com o grupo de psicoterapia infantil durante o período de gravidez da terapeuta, sendo a primeira etapa de uma série de reflexões que virá além do período gestacional, como da licença maternidade e o retorno da terapeuta após a licença.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo infantil; Gravidez; Relação terapeuta-paciente; Maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )