SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Primeiras reflexões acerca da psicoterapia de grupo infantil e as vivências da gravidez da terapeutaGrupo de apoio ao familiar do transplantado de medula óssea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SANTOS, Manoel Antonio dos. Perto da dor do outro, cortejando a própria insanidade: o profissional de saúde e a morte. Rev. SPAGESP [online]. 2003, vol.4, n.4, pp. 43-51. ISSN 1677-2970.

No presente estudo apresentamos uma experiência de atenção psicológica para a equipe de enfermagem onco-hematológica e clarificamos os fatores pessoais e sociais que podem influenciar o enfrentamento das dificuldades encontradas no cotidiano da profissão. O grupo de apoio psicológico foi criado em uma unidade de cuidado intensivo de um hospital geral de grande porte. Aspectos profissionais, familiares, sociais, escolares, afetivos e religiosos são abordados no decorrer de encontros semanais. A importância de focalizar atitudes conscientes dos participantes é enfatizada para assegurar a coesão e aderência ao grupo. Os resultados evidenciam que os participantes do grupo apresentam diversas limitações em seu ajustamento psicossocial. Os achados realçam a efetividade do grupo como recurso para apoio psicológico para questões relacionadas ao estresse ocupacional, uma vez que permite aos participantes compartilharem suas emoções com outros membros da equipe profissional que vivenciam uma situação semelhante, ao mesmo tempo em que se sentem compreendidos e amparados pelos colegas.

Palavras-chave : Enfermagem; Grupo de apoio psicológico; Ajustamento psicossocial; Psico-oncologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )