SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Grupos na escola: questões sobre a igualdade e a diferença no processo de inclusãoAtenção psicossocial à mulher e criança vitimizada: uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

AVILA, Lazslo Antonio. Saúde mental: uma questão de vínculos. Rev. SPAGESP [online]. 2003, vol.4, n.4, pp. 69-76. ISSN 1677-2970.

O presente texto discute a questão da Saúde, entendida no sentido proposto pela Organização Mundial de Saúde. Propõe a ampliação e enriquecimento desta noção, a partir de três questões principais: 1) A superação do paradigma da Doença, que capitaneado pela Medicina, tem sido a referencia norteadora das profissões de saúde; 2) A discussão dos principais males e sintomas, afetando a saúde física e mental, trazidos pelo atual estágio da Civilização; e 3) A questão dos inúmeros agravos à saúde que não são propriamente doenças, mas que também fazem sofrer e que limitam consideravelmente o bem estar, a felicidade, a produtividade e a criatividade das populações. Com o recurso da Psicanálise e da Psicanálise das Configurações Vinculares, nos propomos conceber a Saúde como um todo global, entendendo-a como relações que promovem o desenvolvimento, tanto do indivíduo, como de seus semelhantes, assim como do ambiente do qual depende, e do qual participa. Deste ponto de vista, Saúde é, essencialmente, vínculos. Vínculos do homem consigo mesmo, com os outros homens, com os grupos, com a sociedade, com o meio natural onde vive.

Palavras-chave : Saúde; Saúde Mental; Vínculos; Psicanálise das configurações vinculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )