SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Saúde mental: uma questão de vínculosA importância dos grupos hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SEI, Maíra Bonafé; OLIVEIRA, Sonia Aparecida Pires de; CABRERA, Catalina Camas  e  KODATO, Sérgio. Atenção psicossocial à mulher e criança vitimizada: uma experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2003, vol.4, n.4, pp. 77-82. ISSN 1677-2970.

A violência, cujos indicadores mostram-se altos, traz diversas conseqüências, físicas e psicológicas, para aqueles que dela são vítimas. Faz-se necessário uma atenção cuidadosa à problemática e à população atingida. Por conta dessa necessidade que foi criado, em Ribeirão Preto, o GEAVIDAS (Grupo de Estudos e Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual). Foi desenvolvido um protocolo onde a vítima recebe atendimento médico, legal, psicológico e social no pronto-atendimento. Entretanto, tendo em vista a necessidade de um atendimento psicológico que não apenas o de urgência, criou-se em 2001 um convênio com a FFCLRP-USP para o atendimento, por estagiários de 4º e 5º anos de Psicologia, das vítimas encaminhadas. Contudo, percebeu-se que apenas o atendimento individual não estava sendo capaz de atender à demanda, gerando espera e desistência do tratamento e optou-se pela criação de grupos de espera para mães e adolescentes, onde possam trabalhar suas angústias, vivências e sentimentos, podendo fazer uso das vantagens que um setting grupal oferece.

Palavras-chave : Abuso; Violência; Trauma; Psicoterapia; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )