SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue5The supervision, the supervisor and the student under supervisionAdoptive parents' perception of a group experience: a systemic construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

EMILIO, Solange Aparecida. A escola como um grupo e os grupos na escola. Rev. SPAGESP [online]. 2004, vol.5, n.5, pp. 24-28. ISSN 1677-2970.

A escola pode ser vista como um espaço privilegiado para a ocorrência de fenômenos grupais. No entanto, as leituras e intervenções realizadas não costumam considerar aspectos grupais, seja na escola como um grande grupo ou nos diversos grupos que ela comporta. Isso provavelmente ocorre em função da falta de preparo dos agentes escolares para a percepção e conseqüente intervenção sobre os fenômenos grupais presentes, pois o estudo de grupos não costuma fazer parte da formação dos professores, coordenadores, orientadores e diretores. A autora, como grupoterapeuta e pesquisadora do contexto escolar, propõe algumas reflexões acerca da questão para que sejam pensadas possibilidades de mudança deste quadro.

Keywords : Grupos; Educação; Grupos na escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )