SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue5The school as a group and the groups in the schoolHow important it is for groups to work with the deaf’s family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Manoel Antônio dos. Percepções de pais acerca de uma experiência em grupo de apoio a adotantes: uma construção sistêmica. Rev. SPAGESP [online]. 2004, vol.5, n.5, pp. 29-36. ISSN 1677-2970.

O presente estudo tem por finalidade refletir sobre a construção de novos significados que são produzidos e negociados durante o processo de um grupo fechado, de duração limitada, constituído por nove pretendentes à adoção. Os resultados mostraram que o grupo é um contexto de investigação social no qual podemos apreender os sentidos que emergem cotidianamente no decorrer do processo de adoção. A transação desses sentidos produziu mudanças nos papéis e transformações nos posicionamentos assumidos por cada familiar adotante ao longo do processo grupal. Ao término da intervenção, observou-se que o grupo ampliou as possibilidades de sucesso na adoção de crianças que se distanciam do perfil convencional.

Keywords : Adoção; Construcionismo social; Construção de sentidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )