SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número5Oficinas de expressão e criação com professores: catarse e representaçãoA arte de “fuxicar” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FIGUEIREDO, Marco Antonio de Castro. Suporte psicossocial ao cuidado doméstico de pessoas com hiv/aids.: Um estudo com base na tríade paciente/profissional/familiar. Rev. SPAGESP [online]. 2004, vol.5, n.5, pp. 62-66. ISSN 1677-2970.

Este trabalho sintetiza resultados obtidos com pessoas que vivem, cuidam e trabalham com HIV/Aids, visando suporte ao cuidado doméstico. Análises de conteúdo sobre grupos, identificaram: em pacientes, reintegração, convívio familiar e manejo do estigma; em cuidadores, demandas afetivas do paciente, efeitos desagregadores na família; em profissionais, superação de limites técnicos, enfrentamento da relação terapêutica. Tais resultados sugerem práticas integradas, considerando: para profissionais, socialização das vivências, sistematização da prática informal; para cuidadores, background sobre demandas afetivas do cuidado; para pacientes, elementos para superar perdas e apropriação subjetiva do enfrentamento (CNPq).

Palavras-chave : Aids; Cuidado doméstico; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )