SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A crise da psicanálise contemporâneaA “mente grupal”: um modelo de representação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

IZAURIETA, Miren de; FERNANDES, Beatriz Silverio  e  FERNANDES, Waldemar José. A experiência do grupo de reflexão em dois países com coordenadores de duas nacionalidades. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 08-17. ISSN 1677-2970.

O presente trabalho procura investigar algumas questões referentes ao uso do Grupo de Reflexão como vivência, isto é, o que as pessoas buscam neste tipo de grupo, os temas mais freqüentes, fenômenos comuns encontrados, particularidades de um grupo multicultural, particularidades da coordenação ser realizada em dupla, sendo um brasileiro e uma mexicana os coordenadores e uma observadora brasileira. O Grupo de Reflexão é uma modalidade dos Grupos Operativos, com uma tarefa mais ampla, com suas particularidades, semelhanças e diferenças. Para os coordenadores e para a observadora é um dispositivo eficaz de estudo e investigação das situações grupais sem tema preestabelecido. Esta experiência binacional reafirma uma vertente teórica e confirma que o grupo está sempre coroado de aspectos inesperados e que, em cada momento, revela uma faceta de nosso mundo inconsciente, o qual nos permite refletir e poder crescer com um pouco mais de tranqüilidade.

Palavras-chave : Grupo de reflexão; Grupo; Coordenação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )