SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Grupo com idosos: uma experiência institucionalGrupo de acompanhantes de pacientes com implante coclear: uma ação interdisciplinar da psicologia e do serviço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SEI, Maíra Bonafé  e  PEREIRA, Luísa Angélica Vasconcellos. Grupo arteterapêutico com crianças: reflexões. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 39-47. ISSN 1677-2970.

Para um desenvolvimento emocional saudável faz-se necessário a existência de um ambiente suficientemente bom, que sustente a criança em seu processo de constituição do self. Para Winnicott, há uma forte ligação entre a saúde e a capacidade de brincar, ser criativo e verdadeiro. Essa capacidade pode ser estimulada através da arteterapia, proporcionando para o indivíduo, um espaço de expressão e acolhimento. Assim, no presente momento, busca-se relatar uma experiência de um grupo arteterapêutico, de cunho profilático, com crianças entre nove e onze anos. Foram realizados oito encontros e, apesar da intervenção ter sido breve, foi possível promover um espaço de maior contato das crianças com aspectos de si e de desenvolvimento de potencialidades não trabalhadas em outros contextos, além de uma rica experiência profissional e pessoal para as coordenadoras do grupo.

Palavras-chave : Grupo; Arteterapia; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )